Carregando

Aguarde...

29 Outubro, 2022
Cultura

Descubra 5 livros brasileiros para mergulhar do início ao fim

Confira nosso blog especial para o Dia Nacional do Livro

Descubra 5 livros brasileiros para mergulhar do início ao fim

Viva a literatura nacional! Hoje, comemora-se o Dia Nacional do Livro, que marca a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, em função da transferência da Real Biblioteca Portuguesa para as terras verde-amarelas em 1810.

Esse é um bom momento para lembrarmos da importância do hábito da leitura e como ela contribui positivamente em nossas vidas. Segundo matéria publicada na EBC em setembro de 2020, a média nacional de livros lidos por ano é de apenas 2 e meio e a quantidade de brasileiros que não leu nenhum livro, nem mesmo uma parte, de junho a setembro do mesmo ano, chegou a 48%.

Então, para dar um empurrãozinho e ajudar você a retomar o hábito da leitura, separamos 5 livros nacionais incríveis para mergulhar na história do início ao fim. Veja a seguir:


1. Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende
Vencedor do Prêmio Jabuti de Romance, em 2015, “Quarenta Dias” conta a história de Alice, uma professora aposentada que se muda da Paraíba para Porto Alegre. Ela então descobre que o filho de uma amiga desapareceu na cidade e passa a procurá-lo, registrando seus sentimentos em um diário.

2. A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha
O livro narra as desventuras de Guida e Eurídice, duas irmãs que vivem no Rio de Janeiro. Enquanto Guida desaparece sem deixar notícias, Eurídice convive com a família e abraça uma vida de dona de casa. A obra ganhou uma adaptação para os cinemas com “A Vida Invisível”, dirigido por Karim Aïnouz, que representou o Brasil no Oscar 2019.

3. Sinuca Embaixo D’Água, de Carol Bensimon
Sete personagens, reunidos em um bar que abriga um salão de sinuca, lamentam a morte de Antônia, uma garota de 20 anos que sofreu um acidente de carro. Cada um deles, em seu particular ponto de vista, descreve a ausência de Antônia e o momento de luto. A obra foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura, Jabuti e Prêmio Bravo.

4. A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr
Quem ama fantasia vai se apaixonar por esta obra, que conta a história de Ablon, líder dos anjos renegados e exilados no mundo dos homens. Além de viajar pela história humana, o livro ainda é palco de lutas heroicas, magia, romance e suspense, em uma narrativa de perder o fôlego. Com mais de 400 mil obras vendidas, o best-seller foi ganhador do II Prêmio Fábrica de Livros em 2007.

5. O Teatro da Ira, de Diego Guerra
É o primeiro livro da série Chamas do Império, que narra uma viagem fantástica onde soldados comuns lutam ao lado de criaturas místicas. Em uma história que reúne vingança, sobrevivência, reis e nobres que desejam tomar a coroa da maior cidade do Império de Karis. Com esta obra, Diego ganhou o prêmio Jovem Autor Inédito pelo selo João Ubaldo Ribeiro.

Qual destes volumes vai fazer parte da sua estante? Conte para a gente aqui nos comentários e aproveite para nos seguir no Instagram: @multiflon.

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário sobre esse post

0 Comentários

Fique por dentro das novidades

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

Entendi e fechar