5 dicas para um risoto perfeito com Kaito Casagrandi
Quem aí é apaixonado por risoto? A receita varia bastante e a marca registrada do prato é justamente a sua versatilidade, o que o torna um dos mais democráticos (e deliciosos!) da culinária mundial. Justamente por ser um prato de simples reprodução, é fácil errar a mão e acabar com a cremosidade. Pensando nisso, pedimos ao @kaitocasagrandi que separasse 5 dicas que vão te ajudar a garantir um risoto mais que perfeito! O Kaito assina o blog "Na Panela com Kaito Casagrandi" e promete uma gastronomia descomplicada, com receitas que dão certo de primeira. Vamos conferir?
1. Arroz
Não tem jeito, a escolha do arroz influencia diretamente no resultado final. Os mais indicados, por ordem de preferência do Kaito, são: Vialone Nano, Carnaroli e Arbóreo. Atenção: NUNCA LAVE O ARROZ PARA RISOTO, isso vai retirar o amido e consequentemente a cremosidade!
2. Acompanhamentos
Independentemente da sua escolha de acompanhamento, ele não deve ser preparado junto com o arroz. Se for utilizar cru, acrescente na finalização e se for cozido ou frito, prepare antes, reserve e adicione no final do preparo (se quiser dar mais sabor, ainda pode preparar o risotto na mesma panela que fez o acompanhamento).
3. Panela
Opte pelas menores: se ela for muito larga, vai cozinhar o arroz em uma camada e não gerará amido o suficiente para ficar com a textura correta. Outro problema é a distribuição desuniforme do calor, o que atrapalha o cozimento. Conte com a Multiflon para encontrar a panela ideal para o seu risoto! (Link levando para a panela certa.
4. Caldo
Essa é a maior “chave para o sucesso” de um bom risoto. Jamais, jamais mesmo, utilize caldo pronto. Invista um pouco mais de tempo e garanta muito mais sabor! Ah, e aqui vai mais um segredinho: nunca use o caldo frio, use sempre quentinho.
5. Finalização
Ela vai mandar na apresentação do seu prato, tenha cuidado! Sempre finalize com uma quantidade generosa de manteiga e um bom parmesão (adicione esses ingredientes quando já tiver desligado o fogo, mexa delicadamente e voilà, está pronto para servir). Mas atenção! Se você adicionar muito antes, a temperatura do queijo e da manteiga vai quebrar o cozimento. Então, é o final do final!
Você já conhecia alguma dessas dicas? Nós adoramos todas e já vamos colocá-las em prática!
Quando você fizer o seu próximo risoto, marca a gente? É @multiflon nas redes sociais!
* Fotos autorais por Kaito Casagrandi.