8 dicas e expressões culinárias com Bru Calderon
Se você ama cozinhar, estes truques vão te auxiliar muito no dia a dia!
Se você ama criar novas receitas, conhecer algumas dicas e expressões culinárias pode te ajudar a preparar alimentos ainda mais saborosos, e de quebra otimizar (e muito!) seu tempo.
Nossa super chef Bru Calderon, do Instagram @brucalderon, compartilhou conosco algumas dicas que ela utiliza. Pegue um papel e uma caneta para anotar esses ensinamentos valiosos e continue a leitura!
1. O que é Mise En Place?
Essa é uma expressão muito comum no mundo da gastronomia, que significa “colocar no lugar” e “colocar em ordem”, ou seja, é a organização na preparação dos alimentos.
A expressão também pode ser utilizada para apresentação, como montagem da mesa e sequência no momento de servir os pratos. Executar o Mise En Place de forma correta, separando os ingredientes já medidos e todos os utensílios necessários, é algo que faz a diferença em uma cozinha!
2. Como fazer um alimento confit?
“Confit” é uma técnica de cozimento do alimento em gordura, feita com temperaturas baixas e por um tempo prolongado. O alimento ficará coberto por gordura, azeite ou óleo até que o processo de confitar esteja completo. Essa técnica garante um cozimento lento do alimento, deixando-o extremamente saboroso.
3. Faça um Bouquet Garni para temperar suas receitas de uma forma especial
O famoso “bouquet garni”, muito usado na culinária francesa, é um conjunto de ervas aromáticas amarradas, que tem como finalidade temperar receitas, como caldos, bases e molhos. É nada mais do que um ramalhete de várias plantas, que pode ser feito com ramos de salsinha, cebolinha, tomilho, orégano, alecrim, louro e quaisquer outras ervas.
Para fazer um bouquet garni, amarre todas as ervas que desejar e coloque na panela durante o cozimento do alimento. A alta temperatura irá fazer com que todo o sabor das ervas se solte e permaneça em sua receita, deixando o prato ainda mais saboroso e aromático!
4. Como fazer uma maionese de ervas caseira?
Fazer uma maionese em casa é muito mais fácil do que parece! Para preparar uma receita saborosa, aromática e 100% caseira, separe os ingredientes:
1 ovo
½ limão
1 dente de alho
1 xícara de óleo
1 xícara de cheiro verde
sal e pimenta
Modo de preparo:
No liquidificador, coloque o ovo, o limão, o dente de alho, sal e pimenta a gosto, o cheiro verde e o óleo. Ligue o liquidificador e deixe bater por alguns segundos. Em seguida, pressione o botão turbo para garantir que o cheiro verde bata por completo e para que o ponto da maionese seja atingido. Verifique se a maionese está no ponto ideal. Se não estiver, abra a tampa do liquidificador e adicione mais um pouco de óleo a fio até atingir o ponto desejado.
5. Como dessalgar a carne seca rapidamente?
Corte a carne em cubos, coloque numa panela com água e para cada quilo de carne coloque 3 colheres de sal. Isso mesmo, sal! Leve ao fogo e quando borbulhar e formar uma espuma branca na parte de cima, desligue e escorra a carne em água 3 vezes. O processo de dessalgar aqui acontece por osmose, que é a mudança do sal do lugar mais concentrado (a carne) para o menos concentrado (a água com o sal) até que tudo esteja igualado.
6. Como desfiar carne seca, carne de panela ou frango rapidamente
O bom e velho garfo é um dos maiores assistentes quando o assunto é desfiar alguma carne, não é mesmo? Mas e se estiver preparando alimentos em grandes quantidades, como desfiar de uma forma mais prática? Confira as dicas da Bru Calderon:
Coloque a carne sobre uma tábua de madeira, cubra com um pano de prato limpo e passe um rolo de abrir massa por cima;
Coloque a carne já cozida em pedaços maiores dentro de uma panela de pressão, tampe e balance por um minuto. Quando abrir, toda a carne estará desfiada;
Utilize o liquidificador ou a batedeira para desfiar pedaços maiores das carnes.
7. Pudim com ou sem furinhos?
Os pudins com furinhos são sempre mais doces, já que a calda penetra por todo o pudim através dos buraquinhos. Mas não é todo mundo que gosta deles, e por isso, as dicas abaixo te ajudam a fazer essa delícia com ou sem furinhos, como preferir.
Pudim com furinho
DICA 1: utilizar o liquidificador. Isso vai garantir a entrada de ar na massa e essas pequenas bolhas não conseguirão sair, formando assim os furinhos.
DICA 2: colocar água quente na forma do banho maria em temperatura média para alta.
Pudim sem furinho:
Para um pudim lisinho e sem furinhos, você precisa fazer o inverso.
DICA 1: Bater a massa na mão, com a ajuda de um fouet e com muita delicadeza.
DICA 2: usar água morna ou fria para o banho maria, além de deixar o forno em temperatura bem baixa.
8. Aprenda a fazer Croutons caseiros
Sabe aqueles pedacinhos crocantes de pão que usamos para incrementar sopas e saladas? Você pode prepará-los de forma prática e sem gastar muito.
Separe 5 fatias de pão de forma, corte em tiras e em seguida em cubinhos, disponha numa assadeira e regue com um pouco de azeite. Tempere com sal, pimenta e algumas ervas finas, como orégano e alecrim. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos ou até ficarem crocantes.
E aí, gostou? Então siga a Bru Calderon e o perfil da Multiflon no Instagram para mais receitas e dicas como essas